GOTiK
My Inspiring Wall

FILOSOFIA

ECKHART TOLLE
IMPORTANTE INSPIRADOR ESPIRITUAL NA ATUALIDADE
NASCIDO
Ulrich Leonard Tolle
1948 (idade 63-64)
Lünen , Alemanha
OCUPAÇÃO
Escritor, orador público
LINGUAGEM
Inglês, Alemão
GÊNEROS
Espiritualidade, psicologia, metafísica
TARBALHOS NOTÁVEIS
O Poder do Agora (1997)
A Nova Terra (2005)
Eckhart Tolle
(pronúncia alemã, Inglês ; nascido 1948 ) é um alemão de nascimento e residente no Canadá, mais conhecido como o autor do O Poder do Agora e A Nova Terra, que foram escritos em Inglês. Em 2011, foi listado pelo comentário Watkins como a pessoa mais influente espiritualmente no mundo. Em 2008, a New York Times chamou Tolle “o autor mais popular espiritual nos Estados Unidos“.
Tolle diz que se sentia deprimido por por culpa da sua vida até que sofreu, aos 29 anos, uma “transformação interior”, em seguida, passou vários anos vagando e desempregado “em um estado de êxtase profundo” antes de se tornar um mestre espiritual. Mais tarde, mudou-se para a América do Norte onde começou a escrever seu primeiro livro, O Poder do Agora, que foi publicado em 1997 e chegou às listas do New York Times Best Seller , em 2000. Tolle estabeleceu-se em Vancouver, Canadá, onde viveu por mais de uma década.
O Poder do Agora e A Nova Terra vendeu cerca de três milhões e cinco milhões de cópias, respectivamente, na América do Norte até 2009. Em 2008, cerca de 35 milhões de pessoas participaram de uma série de 10 ao vivo webinars com Tolle e de entrevistas na televisão mostram apresentadora Oprah Winfrey . livros Tolle e ensinamentos têm estimulado muitos comentários de teólogos e jornalistas. Tolle não se identifica com nenhuma religião em particular, mas o seu trabalho foi influenciado por uma grande variedade de ensinamentos espirituais.
Início da vida e educação
Nascido Leonard Ulrich Tolle em Lünen , Alemanha , em 1948, Tolle descreve a sua infância como infeliz, particularmente a sua infância na Alemanha. Lá, os seus pais vieram a separar-se, e ele sentia-se marginalizado/alienado por um ambiente escolar hostil. Enquanto brincava nos edifícios destruídos pelas bombas aliadas durante a Segunda Guerra Mundial, Tolle sentia-se deprimido pelo sentimento de dor e sofrimento que devastavam "a energia do país“. Com 13 anos de idade, mudou-se para Espanha para viver com o seu pai. O pai Tolle não insistiu para que o seu filho frequentasse o ensino médio e assim Tolle sentiu-se liberto para estudar astronomia, literatura e línguas em casa.
Com 19 anos Tolle mudou-se para Inglaterra e durante três anos ensinou alemão e espanhol em Londres, na escola para estudos da linguagem. Incomodado pela “ansiedade, depressão e medo”, ele começou a “procura de respostas” na sua vida. Aos 22 anos, então decidiu prosseguir esta pesquisa, estudando filosofia, psicologia e literatura, e matriculou-se na Universidade de Londres . Após graduar-se, foi-lhe oferecida uma bolsa de estudos para fazer uma pesquisa na Universidade de Cambridge como estudante de pós-graduação e foi internado lá em 1977.
A transformação interna
Uma noite em 1977, com a idade de 29 anos, depois de ter sofrido longos períodos de depressão suicida, Tolle diz que experimentou uma “transformação interior”. Naquela noite, acordou de um sono inebriante, em que sofria de sentimentos de depressão que se estavam ”quase a tornar insuportáveis“, para então experimentar uma epifania de mudança na sua vida, recorda Tolle.
Eu não poderia viver comigo mesmo por mais tempo. E neste surgiu uma questão sem resposta: quem é o “eu” que não pode viver com o seu próprio involcro? Quem é o seu próprio self? Subitamente eu senti-me atraído para um vazio! Eu não sabia na época que o que realmente aconteceu foi a auto-mente-made, com seu peso, seus problemas, que vive entre o passado e o futuro insatisfatória com medo, entrou em colapso. Dissolveu-se. Na manhã seguinte acordei e estava tudo tão calmo. A paz estava lá porque não havia auto. Apenas uma sensação de presença ou “Ser”, apenas observando e observando.
Tolle lembra de sair para um passeio em Londres, na manhã seguinte, achando que “tudo era miraculoso e profundamente pacífico. Mesmo o tráfego “. O sentimento continuou, e ele começou a sentir um forte sentimento subjacente de paz em qualquer situação. Tolle parou de estudar para seu doutoramento, e por um período de cerca de dois anos passou a maior parte de seu tempo sentado "num estado de êxtase profundo,” nos bancos dos parques em Russell Square, centro de Londres, “vendo o mundo passar.” Ele ficou com os amigos, num mosteiro budista, ou dormia em Hampstead Heath . A sua família pensou que ele se tornara “irresponsável, até mesmo insano.” Tolle mudou seu primeiro nome de Ulrich para Eckhart, por alguns relatórios em homenagem ao filósofo alemão e mística, Meister Eckhart , por outro relatos de que ele foi atraído para esse nome por acaso.
Carreira
Após este período, ex-alunos de Cambridge e pessoas que conheceu por acaso começaram a pedir-lhe conselhos sobre as suas crenças. Ele começou a trabalhar como professor orientador espiritual. Os alunos continuaram a vir com ele ao longo dos seguintes cinco anos. Ele mudou-se para Glastonbury , três horas a oeste de Londres, um grande centro de vida alternativo. Em 1995, após ter visitado a Costa Oeste da América do Norte várias vezes, estabeleceu-se em Vancouver, British Columbia, onde conheceu a sua esposa ser, Kim Eng.
Primeiro livro Tolle, O Poder do Agora , foi publicado pela primeira vez em 1997 pela Editora Namaste. Apenas 3000 cópias foram publicadas da primeira edição. Tolle: “Eu, pessoalmente, entreguei alguns exemplares a cada semana para algumas pequenas livrarias em Vancouver … Os amigos ajudaram, colocando exemplares do livro nas livrarias espirituais mais longe”. O livro foi publicado pela primeira vez sob os direitos autorais pela Biblioteca do Novo Mundo em 1999. Em 2000, Oprah Winfrey recomendou o livro durante uma entrevista. Em agosto de 2000 chegou ao New York Times como Best Seller na lista de Assessoramento Hardcover. Após mais dois anos, ele era o número um dessa lista. Em 2008, o livro tinha sido traduzido do Inglês para 33 idiomas; desde então, foi traduzido para o árabe. Tolle publicou o seu segundo livro, Fala a Quietude, em 2003. Em julho de 2011, O Poder do Agora apareceu na lista dos 10 melhores livros de venda Paperback Conselhos para o tempo.
Em 2005, Tolle publica o seu terceiro livro, A Nova Terra, que assumiu a posição número um na lista New York Times Best Seller várias vezes entre Março e Setembro de 2008. As vendas da Nova Terra aumentam exponencialmente enquanto Oprah Winfrey o convida para fazer parte do seu clube do livro em Janeiro de 2009. Nas quatro semanas após o anúncio, 3.5 milhão de cópias do livro foram vendidos. Tolle aparceria com ela para produzir uma série de sessões webinar, a partir de Maio de 2008. As sessões semanais webinar incluiam discussões entre Tolle e Winfrey, com meditações silenciosas, e perguntas dos telespectadores via Skype. Cada webinar era focada num capítulo específico de uma Nova Terra. A terceira webinar atraiu mais de 11 milhões de espectadores.
Tolle formou uma empresa para vender produtos relacionados com os seus ensinamentos chamada ensinos de Eckhart. Ele dá palestras e workshops em Inglês e, ocasionalmente, em alemão ou espanhol. Ele organiza seminários e retiros. Numa entrevista de 2003 com a revista Telegraph, Tolle indica que não tinha intenção de criar “uma estrutura comercial pesada”, nem da criação de um ashram ou centro. Ele acredita que uma “poderia desenvolver organicamente” e disse que “é preciso ter cuidado para que a organização não se torne auto-serviço”.
Em 2009, Tolle criou um site com vídeos, chamado Eckhart Tolle TV. Em junho de 2009, Tolle e Jim Carrey fazem manchete da primeira conferência da Aliança Global para o Transformacional Entertainment, ou GATE, onde ambos são fundadores honorários. Em Setembro, apareceu com o Dalai Lama e outros oradores na Cúpula da Paz Vancouver. Seu livro mais recente "Guardiões do Ser", é um livro ilustrado por Patrick McDonnell , o criador da história em quadrinhos Mutts .
Ensinamentos
Uma placa num banco do parque, de frente para rio Sacramento , Redding, Califórnia
Veja também: O Poder do Agora e A Nova Terra
Tolle escreve na introdução de seu segundo livro, Stillness Speaks, que “Um verdadeiro professor espiritual não tem nada para ensinar no sentido convencional da palavra, não tem nada para dar ou acrescentar-lhe, como novas informações, crenças , ou regras de conduta. A única função do tal professor é ajudá-lo a remover o que separa você da verdade … As palavras não são mais do que placas de sinalização“.
Tolle diz que o seu livro, O Poder do Agora, é “uma reafirmação para o nosso tempo de que um ensino intemporal espiritual, a essência de todas as religiões”. Ele escreve que as religiões “tornaram-se tão coberto de corpos estranhos que a sua substância espiritual tornou-se quase completamente obscurecida“, que se tornaram “em grande medida … divisão ao invés de unificar forças” e tornar-se “parte da insanidade”.
Tolle escreve que “a coisa mais importante que pode acontecer a um ser humano [é] o processo de separação do pensamento e da consciência” e que a consciência é “o espaço em que os pensamentos existem”. Tolle diz que “a principal causa de infelicidade nunca é a situação, mas os seus pensamentos sobre isso “.
Segundo o site oficial Tolle, “o cerne dos ensinamentos Tolle reside a transformação da consciência, um despertar espiritual que ele vê como o próximo passo na evolução humana. Um aspecto essencial deste despertar consiste em transcender nosso estado baseada no ego da consciência. Este é um pré-requisito não só para a felicidade pessoal, mas também para o fim do conflito violento endêmica em nosso planeta “.
Em seu livro Uma Nova Terra, Tolle descreve um aspecto importante da disfunção humana como “ego” ou uma “sensação ilusória de si mesmo” com base na identificação inconsciente com nossas memórias e pensamentos, e um outro aspecto importante que ele chama de “corpo de dor” ou “um acúmulo de dor emocional velho”.
Tolle frequentemente fala sobre a importância de figuras da cultura intelectual ou popular.
Em A Nova Terra, ele sita Descartes , Sartre , Nietzsche , Shakespeare e Albert Einstein .
Ele tem falado de filmes como Dia da Marmota , Beleza Americana , O Encantador de Cavalos , Gran Torino , Titanic , Avatar , Being There , e Forrest Gump , e músicos como Mozart ,The Beatles e The Rolling Stones . Ele organizou um álbum de música em 2008, intitulado Música para acalmar a mente, incluindo trabalho composto por Eric Satie , Debussy Claude e The Beatles , e músicas de artistas contemporâneos, tais como Deva Premal , Jeff Johnson e Steve Roach.
Influências
De acordo com um artigo de 2009 no New York Times, Tolle é “não identificado com nenhuma religião, mas usa os ensinamentos do Zen Budismo, Sufismo, o hinduísmo ea Bíblia”. Tolle disse: “Eu sinto realmente que o trabalho que eu faço é uma união de ‘stream’ o ensino, se você quiser chamar assim, de [Jiddu] Krishnamurti e Ramana Maharshi“.
Tolle se mencionou textos como o Tao Te Ching , o Bhagavad Gita e outros Hindu escrituras , a escrituras budistas , o Antigo Testamento , o Novo Testamento , e Um Curso em Milagres , ele mencionou vários indivíduos, como Zoroastro , Lao Tzu , Mahavira , Sidarta Gautama , Heráclito e Parmênides e de Jesus , Epicteto , Marco Aurélio , Rumi , Meister Eckhart , Hafiz , Rinzai Gigen , Ralph Waldo Emerson , e ele tem enfatizado os místicos escolas dentro de religiões como o Gnosticismo no cristianismo e Sufismo no Islã e Hasidism e Cabala no judaísmo e Advaita
Vedanta no Hinduísmo e Zen e Dzogchen nobudismo. Ele reuniu-se e conversou com Barry longo e Don Miguel Ruiz , e ele escreveu um prefácio para o diamante em seu bolso por Gangaji.
Na idade de 15 Tolle ler vários livros escritos pelo alemão místico Joseph Anton Schneiderfranken , também conhecido como Bô Yin Ra. Tolle disse ele respondeu “profundamente” a esses livros.
Recepção
Em 2008, um artigo no New York Times referido Tolle como “o autor mais popular espiritual nos Estados Unidos“. Em 2011, a revisão Watkins colocá-lo no número 1 na lista dos “100 mais pessoas vivas espiritualmente influente“. Até 2009, as vendas totais de O Poder do Agora e A Nova Terra na América do Norte tinha sido estimado em três milhões e cinco milhões de cópias, respectivamente.
Os livros têm recebido uma ampla gama de elogios e críticas. Um revisor do livro caracterizada O Poder do Agora como “nadando em espiritual mumbo-jumbo”, enquanto outro crítico escreveu, “uma escrita clara Tolle e a profundidade óbvia de sua experiência e visão separá-la”. admiradores da celebridade de o livro inclui Tony Hawks , Annie Lennox , Gillian Anderson , Jeff Goldblum , Zach Galifianakis , Oprah Winfrey , Ben Stiller , Brett Kirk , Meg Ryan , Jim Carrey , Trey Anastasio , Michelle Ang , Rainn Wilson e Dusty Baker .
Alguns críticos caracterizam livros Tolle como banal, ou mesmo derivativos. A 2009 New York Times artigo disse que está “longe de ser o primeiro escritor a explorar o desejo americano de significado e sucesso”. Sara Nelson, o editor-chefe da Publishers Weekly , disse que os escritos de Tolle têm sido bem sucedidos devido ao inopinado interesse público em livros que contam a você como ser mais feliz, tranquila, bem sucedida. James Robinson em The Observer chamado escritos Tolle “uma mistura de pseudo-ciência, a filosofia New Age, e ensino emprestado de religiões estabelecidas”.
No entanto, outros elogiam seu trabalho re-síntese e de tradições. Professor e autor William Bloom escreveu que “Tolle está oferecendo uma síntese muito contemporâneo do ensino espiritual oriental, que normalmente é tão vestido em linguagem arcana que é incompreensível”, proporcionando “uma perspectiva valiosa sobre a cultura ocidental”. Publisher Judith Kendra diz: “As idéias [que Tolle é] falando sobre ter sido a existência de milhares de anos em ambos os textos orientais e com os grandes místicos ocidentais, mas ele é capaz de torná-las compreensíveis”. MúsicoAnnie Lennox disse “[Tolle] tem algum tipo de qualidade especial que eu nunca tinha encontrado antes”. Baha’i estudioso e poeta Jack McLean disse que “Tolle é nenhum guru new-age poltrona, mas que sofreu um radicalmente espiritual genuíno transformação … Ele se baseia em uma série de tradições espirituais, incluindo o cristianismo, o hinduísmo eo budismo, mas ele desenvolveu sua própria formulação original baseada na experiência pessoal. Ele continua humilde, bem-humorada e não afetado pelo seu sucesso popular “.
Recepção pelos teólogos cristãos
Alguns estudiosos cristãos têm falado contra os ensinamentos Tolle. James Beverley, professor de pensamento cristão e Ética na Tyndale Seminary, em Toronto, diz que visão de mundo Tolle “está em desacordo com centrais convicções cristãs” e que “Tolle nega a essência do cristianismo, afirmando não há distinção fundamental entre o homem e Deus e Jesus “. John Stackhouse, professor de teologia e cultura no Regent College em Vancouver, diz que Tolle “dá um certo segmento da população exatamente o que querem: uma espécie de religião suprema que pretende retirar todos os tipos de menor , isto é, estabelecidas, as religiões “.
Mas, observou um jornalista, “Tolle tem fãs no meio acadêmico, mesmo cristãos, círculos”. O teólogo Andrew Ryder escreveu que “a escrita Tolle é baseado em sua própria experiência e reflexão pessoal. Isso faz com que a sua abordagem ao desafio de viver no momento presente prático e fresco “, embora” ele não pode usar a linguagem da espiritualidade cristã tradicional “. [6]Stafford Betty encontra um terreno comum entre cosmovisão Tolle e que dos místicos cristãos. Ele observa que “um dos elementos-chave no ensino Tolle é que nas profundezas da mente é silêncio absoluto em que se pode experimentar” a alegria do Ser “. Betty diz que tal visão é comparável com a vista do contemporâneo monge católico Thomas Keating , que escreveu que “Raramente pensamos do ar que respiramos, mas é em nós e ao nosso redor o tempo todo. De maneira semelhante, a presença de Deus penetra em nós, é tudo à nossa volta, é sempre abraçando-nos, e é delicioso “. Betty também diz que “para o Sr. Tolle, Deus está no mundo de uma forma mais radical do que para o cristão” e que a teologia Tolle “é apenas uma nota de rodapé à terapia, ele estende a sua audiência”.
O bispo anglicano Michael Ingham disse: “Eu não tenho qualquer crítica a sua mensagem. Eu acho que a atitude correcta a tomar com os novos movimentos espirituais é um esperar e ver”.
Padre católico e teólogo Richard Rohr credita Tolle para ajudar a reintroduzir a mística cristã antiga para os cristãos modernos: “Tolle é, de fato, em vez brilhantemente trazer à nossa consciência a velha tradição … [que é], tanto o solo eo processo de rompendo com a contemplação teológica de Deus, e adquiriu a contemplação de Jesus, os Evangelhos, e todas as coisas espirituais. Ele está ensinando processo, não doutrina ou dogma. Ele está ensinando como ver e estar presente, não o que você deve ver quando você estão presentes. Tolle é nosso amigo, e não um inimigo do Evangelho. Não deve haver nenhum conflito para um cristão maduro “.
PALESTRAS - ECKHART TOLLE


Frases/Pensamentos Célebres do Autor
"As soluções aparecem sempre quando saímos do pensamento e ficamos em silêncio, absolutamente presentes, ainda que seja só por um instante."
Eckhart Tolle
... viver no AGORA é o melhor caminho para a felicidade e a iluminação.
Eckhart Tolle
Nós fortalecemos tudo aquilo que combatemos, enquanto todas as coisas a que resistimos persistem.
Eckhart Tolle
Qualquer coisa da qual nos ressentimos no outro e à qual reagimos com intensidade também existe em nós.
Eckhart Tolle
Quando criamos um problema criamos um sofrimento, não importa o que aconteça, não vou mais criar problemas nem sofrimento para mim. Se vc alguma vez esteve numa situação de emergência saberá que isso não foi um problema. A mente não teve tempo para se distrair e acaba por transformar a situação em problema.
Eckhart Tolle
É necessário que as coisas acabem, para que coisas novas aconteçam…”
Eckhart Tolle
''O prazer é sempre derivado de algo fora de você, ao passo que a alegria surge de dentro. O passado não tem poder sobre o momento presente. Você não pode encontrar-se, indo para o passado. Você pode encontrar a si mesmo, vindo para o presente.
Perceba profundamente que o momento presente é tudo o que você tem. Faça AGORA o foco principal da sua vida. Conhecer a si mesmo como a consciência por trás da voz é a liberdade.''
Eckhart Tolle
"Quando cada célula do seu corpo estiver tão presente que você a sente vibrar de vida, e quando sentir cada momento dessa vida como sendo a alegria do Ser, então poderá dizer que está livre do tempo. O problema não são as contas de amanhã. A morte do corpo físico não é um problema. A perda do Agora é que é o problema, ou antes, a ilusão central que transforma uma mera situação, num simples acontecimento ou numa emoção, num problema pessoal e num sofrimento. A perda do Agora é a perda do Ser. Estar livre do tempo é estar livre da necessidade psicológica do passado para formar a sua identidade e do futuro para atingir a sua realização pessoal. O melhor indicador do seu nível de consciência é a maneira como lida com os desafios da vida quando eles surgem."
Eckhart Tolle
''Onde quer que você esteja, esteja por inteiro.''
Eckhart Tolle
''A vida é agora. Nunca houve um momento em que a sua vida não foi agora, nem nunca haverá.''
Eckhart Tolle
Seja qual for o conteúdo do momento presente, aceite-o como se você o tivesse escolhido. Sempre trabalhe com ele, não contra ele. Torne-o seu amigo e aliado, não seu inimigo. Isso vai milagrosamente transformar toda a sua vida.
Eckhart Tolle
“Deixe que a Vida seja!”
“Sempre que você presta atenção em alguma coisa natural, em qualquer coisa que existe sem a intervenção humana, você sai da prisão do pensamento e de certa forma entra em conexão com o Ser no qual tudo o que é natural ainda existe”.
“Prestar atenção numa pedra, numa planta, num animal, não é pensar nele, mas simplesmente percebê-lo, tomar conhecimento dele. Então algo da essência desse elemento da natureza se transmite a si. Sentir a calma desse elemento faz com que o mesmo calmo desponte no seu interior. Você sente como ele repousa profundamente no Ser – unido ao que é e onde é. Ao se dar conta disso, você também é transportado de volta para um lugar de repouso no fundo do seu ser.
Veja como cada planta e cada animal é completo em si mesmos. Ao contrário dos seres humanos, eles não se dividem. Não precisam afirmar-se criando imagens de si mesmos, e por isso não precisam se preocupar em proteger e realçar essas imagens. O esquilo é ele mesmo. A rosa é ela mesma. Contemplar a natureza pode libertar você desse “eu” que é o grande causador de problemas.”
Eckhart Tolle
A calma é nossa natureza essencial. O que é a calma? É o espaço interior ou a consciência onde as palavras desta página são assimiladas e se transformam em pensamentos.
Sem essa consciência, não haveria percepção, não haveria pensamentos nem mundo.
Você é essa consciência em forma de pessoa.
Eckhart Tolle
Quando você perde contacto com sua calma interior, perde contacto com você mesmo. Quando perde esse contacto, fica perdido no mundo.
Sua mais íntima noção de si mesmo, de quem você é, não pode ser separada da calma. Ela é o EU SOU, mais profundo do que seu nome e sua forma externa.
Eckhart Tolle
O equivalente ao barulho externo é o barulho interno do pensamento. O equivalente ao silêncio externo é a calma interior.
Sempre que houver silêncio à sua volta, ouça-o. Isso significa: apenas perceba-o. Preste atenção nele. Ouvir o silêncio desperta a dimensão de calma que já existe dentro de você, porque é só através da calma que você pode perceber o silêncio.
Veja que, quando percebe o silêncio à sua volta, você não está pensando. Está consciente do silêncio, mas não está pensando
Eckhart Tolle
Quando você percebe o silêncio, instala-se imediatamente uma calma alerta no seu interior. Você está presente. Nesses momentos você se liberta de milhares de anos de condicionamento humano e coletivo.
Eckhart Tolle
Olhe para uma árvore, uma flor, uma planta. Deixe sua atenção repousar nelas. Note como estão calmas, profundamente enraizadas no Ser. Deixe que a natureza lhe ensine o que é a calma.
Eckhart Tolle
Quando você olha para uma árvore e percebe a calma da árvore, você também se acalma. Você se conecta a árvore num nível muito profundo. Você sente uma unidade com tudo que percebe na calma e através dela. Sentir a sua unidade com todas as coisas é amor.
Eckhart Tolle
O silêncio ajuda, mas você não precisa dele para encontrar a calma. Mesmo se houver barulho por perto, você pode perceber a calma por baixo do ruído, do espaço em que surge o ruído. Esse é o espaço interior da percepção pura, da própria consciência.
Você pode se dar conta dessa percepção como um pano de fundo para tudo o que seus sentidos apreendem, para todos os seus pensamentos.Dar-se conta da percepção é o início da calma interior.
Eckhart Tolle
Qualquer barulho perturbador pode ser tão útil quanto o silêncio. De que forma? Abolindo sua resistência interior ao barulho, deixando-o ser como é. Essa aceitação também leva você ao reino da paz interior que é calma.
Sempre que aceitar profundamente o momento como ele é –
qualquer que seja a sua forma – ,você experimenta a calma e fica em paz.
Preste atenção nos intervalos – o intervalo entre dois pensamentos, o curto e silencioso espaço entre as palavras e frases numa conversa, entre as notas de um piano ou de uma flauta ou o intervalo entre a inspiração e a expiração.
Quando você presta atenção nesses intervalos, a percepção de “alguma coisa” se torna apenas percepção. Dentro de você surge a pura consciência desprovida de qualquer forma. Você deixa então de identificarse com a forma.
Eckhart Tolle
A verdadeira inteligência atua silenciosamente. A calma é o lugar onde a criatividade e a solução dos problemas são encontrados.
Eckhart Tolle
Alguns ensinamentos espirituais dizem que todo sofrimento é, em última análise, uma ilusão, e isso é verdade.
Eckhart Tolle
O que quer que você lute, você fortalece, e o que você resiste, persiste.
Eckhart Tolle
A maioria dos relacionamentos humanos se restringe à troca de palavras – o reino do pensamento. É fundamental trazer um pouco de silêncio e calma, sobretudo aos seus relacionamentos íntimos.
Nenhum relacionamento pode existir sem a sensação de espaço que vem com o silêncio e a calma. Meditar ou passar um tempo juntos, em silêncio, na natureza, por exemplo.
Se as duas pessoas forem caminhar, ou mesmo se ficarem sentadas uma ao lado da outra no carro ou em casa, elas irão se sentir bem por estarem juntas, em silêncio e na calma.
Nem o silêncio nem a calma precisam ser criados.
Eles já estão presentes, embora perturbados e obscurecidos pelo barulho da mente. Basta abrir-se para eles.
Se falta um espaço de silêncio e calma, o relacionamento será dominado pela mente e correrá o risco de ser invadido por problemas e conflitos. Se há silêncio e calma, eles se tornam capazes de dominar qualquer coisa.
Ouvir com verdadeira atenção é outra forma de trazer calma ao relacionamento. Quando você realmente ouve o que o outro tem a dizer, a calma surge e se torna parte essencial do relacionamento.
Mas ouvir com atenção é uma habilidade rara. Em geral, as pessoas concentram a maior parte de sua atenção no que estão pensando. Na melhor das hipóteses ficam avaliando as palavras do outro ou apenas usam o que o outro diz para falar de suas próprias experiências. Ou então não ouvem nada, pois estão perdidas nos próprios pensamentos. Ouvir com atenção é muito mais do que escutar.
Ouvir com atenção é estar alerta, é abrir um espaço em que as palavras são acolhidas.
As palavras se tornam então secundárias, podendo ou não fazer sentido.
Bem mais importante do que aquilo que você está ouvindo é o ato em si de ouvir, o espaço de presença consciente que surge à medida que você ouve. Esse espaço é um campo unificador feito de atenção em que você encontra a outra pessoa sem as barreiras separadoras criadas pelos conceitos do pensamento.
A outra pessoa deixa de ser o “outro”. Nesse espaço, você e ela se tornam uma só consciência.
Eckhart Tolle
É claro que o que elas estão dizendo, na verdade é: "Vou te dizer QUEM EU SOU"... vocês conhecem o famoso ditado: Nós não vemos as coisas como elas são, nós vemos as Coisas como NÓS somos"
Eckhart Tolle
20 Pensamentos que podem mudar uma vida
Eckhart Tolle
“As pessoas não percebem que agora é tudo o que é, não existe passado ou futuro exceto como uma memória ou antecipação em nossas mentes” (Eckhart Tolle).
1. O momento presente é a coisa mais preciosa que existe
As pessoas não percebem que agora é tudo o que é, não existe passado ou futuro excepto como uma memória ou antecipação em nossas mentes.
O passado te dá uma identidade e o futuro mantém a promessa de salvação ou de preenchimento na forma que for. Em ambos os casos o que temos é ilusório.
O tempo não é precioso de maneira alguma, porque é uma ilusão. O que você percebe como precioso não é o tempo mas o único ponto que está além do tempo: agora. Isto é de fato precioso. Quanto mais você estiver focado no tempo — passado ou futuro — mais você vai perder o agora, a coisa mais preciosa que existe.
Não deixe um mundo doente dizer para si ter sucesso em outra coisa que esteja além do momento presente.
A maioria das pessoas nunca está presente completamente no agora, porque inconscientemente as pessoas acreditam que o próximo momento deve ser mais importante do que este. Mas assim você perde a vida inteira, que nunca é não-agora.
Assim que você começar a honrar o momento presente, toda a infelicidade e luta se dissolve, e a vida começa a fluir com contentamento e facilidade. Quando você age a partir da consciência do momento presente, o que quer que você faça fica imbuído com um sentimento de qualidade, cuidado e amor — mesmo a mais simples ação.
2. Aonde você estiver, esteja totalmente presente
Aonde você estiver, esteja totalmente presente. Se você acredita que o aqui e o agora são intoleráveis e te trazem infelicidade, você tem três opções: retirar-se da situação, mudar a situação ou aceitá-la totalmente. Se você quer ser responsável por sua vida, você deve escolher uma dessas três opções, você deve escolher agora. Então aceite as consequências.
3. Sempre diga sim para o momento presente
A aceitação pode parecer um estado passivo, mas na realidade ela traz algo inteiramente novo para este mundo. Esta paz, esta vivência, é consciência.
Aceite — depois aja. O que quer este momento presente contenha, aceite como se você tivesse escolhido. Sempre trabalhe com o momento e não contra o momento.
Sempre diga sim para o momento presente. O que pode ser mais fútil, mais insano do que criar uma resistência interna ao que já é? O que poderia ser mais insensato do que se opor à vida ela mesma, que é agora e sempre agora? Se renda. Diga sim para vida — e veja como a vida instantaneamente começa trabalhar para você ao invés de contra você.
4. Não leve a vida tão a sério
A vida não é tão séria como sua mente pode te fazer acreditar.
5. Quanto mais você se ligar às coisas de uma maneira negativa, mais obcecada com as coisas negativas a sua mente vai se tornar
As pessoas tendem a focar mais nas coisas negativas do que nas coisas positivas. Então a sua mente se torna algo obcecado com as coisas negativas, com preconceitos. Culpa e ansiedade são produzidas por pensamentos a respeito do futuro e por aí vai.
6. Quando você reclama, você se coloca no papel de vítima
Reclamar é sempre uma não-aceitação do que é. Inevitavelmente carrega uma carga inconsciente negativa. Quando você reclama, vocês se transforma em uma vítima. Quando você fala alto, você está no poder. Então mude a situação e tome alguma atitude, ou deixe a situação ou aceite-a. Tudo mais é provavelmente uma loucura.
7. Existe uma linha fina entre honrar o passado e se perder nele
Existe uma linha fina entre honrar o passado e perder-se nele. Por exemplo, você pode consciencializar-se e aprender a partir dos erros que cometeu, então se mover e mudar o foco para agora. Isso é chamado de se perdoar.
Deixar ir requer força e muita coragem. Muitas vezes deixar as coisas ir é um tipo maior de grandeza do que se defender ou agarrar-se à situação.
8. Você é um ser humano não um ser-fazendo
Na pressa do nosso dia a dia, todos nós pensamos demais, desejamos demais, buscamos demais e esquecemos de apenas apreciar o ser.
9. Páre de se definir e definir os outros
Se definir através do pensamento é limitar você mesmo.
Pare de se definir — para você mesmo ou para os outros. Você não vai morrer. Você vai se abrir a vida. E não se preocupe com que os outros possam definir você. Quando eles se definem, eles estão limitando a si mesmos, então é problema deles. Sempre que você interagir com outras pessoas, não esteja lá primeiramente como uma função ou um papel, mas dentro da consciência da presença do momento presente. Você sempre pode perder alguma coisa que você tem, mas não pode perder alguma coisa que você é.
Uma vez que você esteja identificado com alguma forma de negatividade, você talvez não queira deixar de ir (as coisas negativas) em um nível inconsciente profundo, você não quer uma mudança positiva. Isto poderia ameaçar a sua identidade como uma pessoa deprimida, uma pessoa com raiva ou difícil de lidar. Você então vai ignorar, negar ou sabotar os aspectos positivos de sua vida. Este é um fenômeno comum. É também algo semelhante a uma loucura.
10. Aonde houver verdadeiro amor, não há ego
Um relacionamento genuíno é aquele que não é dominado pelo ego com a sua busca incessante de criar uma imagem e uma definição dos outros. Num relacionamento genuíno, existe o estado de abertura, de atenção alerta para a outra pessoa, na qual não existe nenhuma busca realmente.
11. O que você lutar contra, vai aumentar e o que você resistir, vai persistir
Oferecer não-resistência à vida é estar em um estado de graça, de facilidade e de brilho. Esse estado então é não-mais-dependente das coisas ficarem de um certo jeito, bem ou mal. Pode parecer paradoxal, mas no momento em que sua dependência da forma vai embora, a condição geral da sua vida, as formas externas, tendem a melhorar enormemente. As coisas, as pessoas, as condições que você pensava que precisava para sua felicidade agora chegam até você sem luta ou esforço da sua parte, e vocês esta livre para apreciar — enquanto durarem. Todas essas coisas, é claro, vão passar, ciclos começam e terminam, mas sua não-dependência tratará de não trazer mais medo ou perda. A vida fluir com facilidade.
12. O que quer que você lute contra nos outros, você vai fortalecer em você
Qualquer coisa que o você recente luta fortemente contra em um outro, encontra-se também em você.
13. Poder sobre os outros é fraqueza disfarçada como força
Poder sobre os outros fraqueza disfarçada como força. O verdadeiro poder está dentro, está disponível pra você agora.
14. Todo e qualquer vício começa com dor e termina com dor
Qualquer vício começa a partir de uma recusa inconsciente para enfrentar e lidar com sua própria dor. Todo e qualquer vício começa com dor e termina com dor. Qualquer que seja a substância que você é viciado em — álcool, comida, drogas legais e ilegais, ou uma pessoa – você está usando algo ou alguém para encobrir a sua dor.
15. Busque viver autenticamente
Interações humanas autênticas se tornam impossíveis quando você perde a si mesmo em um papel.
Viver para manter uma imagem que você tem de você mesmo ou uma imagem que os outros tem de você é viver uma vida inautêntica.
16. Desejar é a antítese da felicidade
Não deseje a felicidade. Se você deseja-la, você não vai encontrar, porque desejar é a antítese da felicidade.
Existe uma diferença entre a felicidade e a paz interior? Sim. A felicidade depende das condições que são percebidas como positivas; e a paz interior não depende dessas condições.
17. A mente é um instrumento incrível se usado correctamente
A mente é um instrumento incrível se usado correctamente. Se usada incorrectamente, entretanto, se torna muito destrutiva. Para dizer de uma maneira mais clara, não é muito como se você usasse a sua mente erroneamente —você geralmente não a usa de maneira alguma. Ela que te usa. Esta é a doença. Você acredita que você é sua mente. Esta é a ilusão. O instrumento tomou conta de você.
18. A preocupação é uma perda de tempo
A preocupação parece necessária mas na verdade não serve propósito algum.
19. Você é mais do que a sua mente
Em nível profundo você já está completo. Quando você percebe isto, existe uma energia prazeirosa por trás de tudo que você fizer.
Estar identificado com sua mente é estar preso no tempo: a compulsão de viver quase exclusivamente através da memória e da antecipação.
Conhecer a si mesmo como ser por baixo do pensador, a calma por baixo do barulho mental, o amor e o prazer por baixo da dor, é liberdade.
Tédio, raiva, tristeza, medo não são estados seus, não são pessoais. Eles são condições da mente humana. Eles vêm e vão. Nada do que vem e vai é seu.
20. A libertação do animal racional
O começo da liberdade é a percepção de que você não é “o pensador”. O momento em que você começa a observar o pensador, um nível mais elevado de consciência se torna ativo. Você então começa a perceber que existe um vasto campo de inteligência além do pensamento, que o pensamento é apenas um pequeno aspecto da sua inteligência. Você também começa a perceber que todas as coisas que realmente importam — beleza, amor, felicidade, contentamento, paz interior — aparecem além da mente. Você começa a acordar.
2. Ekchart Tool - Quem é voce ?
3. Ekchart Tool - Como largamos o vício de pensar
7. Ekchart Tool - O seu despertar interior
8. Ekchart Tool - Praticando a presença
10. Ekchart Tool - A sabedoria na vida diária
15. Ekchart Tool - Drama vs O Agora
16. Ekchart Tool - Emoções
17. Ekchart Tool - Iluminação
18. Ekchart Tool - Quietude
22. Ekchart Tool - O corpo sofredor é muito sedutor
23. Ekchart Tool - Honrando os outros
25. Ekchart Tool - Florescendo 1 - O Sentido do Ser
26. Ekchart Tool - Florescendo 2 - O Sentido da consciência humana
27. Ekchart Tool - Florescendo 3 - A busca da espiritualidade
28. Ekchart Tool - Florescendo 4.1 - A espacialidade que circunda as coisas
29. Ekchart Tool - Florescendo 4.2 - A espacialidade que circunda as coisas
30. Ekchart Tool - Florescendo 5.1 - A essência de quem você é
31. Ekchart Tool - Florescendo 5.2 - A essência de quem você é
32. Ekchart Tool - Florescendo 6 - A Nova Consciência
33. Ekchart Tool - Florescendo 7 - A beleza e o poder do discurso espiritual
34. Ekchart Tool - Honrando os outros
35. Ekchart Tool - Despertar não é no futuro