GOTiK
My Inspiring Wall

Uma frase de Eckhart Tolle (“O Poder do Agora”, “Um Novo Mundo”):
“Para a maioria das pessoas, o professor espiritual é o sofrimento. Porque eventualmente o sofrimento traz o despertar.”
Quantos momentos, dias, semanas, meses, anos, décadas, crises, decisões, atitudes, reencarnações (se existem) estão baseadas nessa frase? Operando sob a instrução desse professor espiritual chamado sofrimento?
Eckhart diz em outro momento que “o sofrimento é um professor fantástico“. E que ele só termina quando a pessoa se satura dele: “o sofrimento o leva para o despertar, para a descoberta do Eu, da Presença. Gradualmente vai enfraquecendo o senso mental de eu, de ego. Quando a pessoa sente que ‘já sofreu o suficiente‘, então ela está preparada para uma nova maneira de viver”.
Eu perguntei a alguns professores e mestres, “porque tanto sofrimento“? Um deles me disse que era para agradecer, porque ele indicava o caminho. Eckhart diz que depois que você percebe tanto sofrimento em si mesmo, em algum nível você reconhece que a maioria desse sofrimento é causado por você mesmo, criado “a partir da sua resistência ao que existe“.
Abaixo, um vídeo com uma rara entrevista que Eckhart concedeu sobre esse assunto — e onde ele fala sobre o sofrimento nas frases usadas acima. O vídeo tem 12 minutos e o trecho onde ele trata do sofrimento é a partir do 8º minuto. As legendas podem ser ativadas no ícone CC (Closed Captions) e a tradução automática para o português pode ser acionada através do ícone de Configurações, do lado direito do anterior.


Reflexões & Destaques I 25 Março 2016
“Para a maioria das pessoas, o professor espiritual é o sofrimento”: Eckhart Tolle
por Nando Pereira